quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A mulher pecadora


Uma atitude a ser tomada
TEXTO BASE: (Lc7: 36-50)



Introdução

Você Já parou para pensar que há momentos na sua vida que você precisa fazer uma escolha, tomar uma atitude, sair da zona de conforto ou da área de exposição e parti para luta.

Neste estudo veremos uma mulher citado no livro de Lucas (7:36-50) uma mulher anônima, pecadora e talvez prostituta, que vagava pelas ruas de Naim, situada no sudeste da Galileia. Que nos ensinará a tomar atitudes quebrando regras e paradigmas.  




a) QUEM É ESTA MULHER?

“Naquela cidade morava uma mulher de má fama. Ela soube que Jesus estava jantando na casa de um fariseu.” (L.c. 7:37)
Era uma mulher de coragem que quebrou os protocolos daquela reunião, quebrou todos os paradigmas do seu tempo, quem sabe essa teria sido sua estratégia, entrar em uma reunião que só compareciam homens em uma condição miserável de vida, fica claro paro-nos que ela sem dúvida, teve coragem, teve vontade.

b) QUEM É ESTE HOMEM?
“um fariseu convidou Jesus para jantar. Jesus foi até a casa dele e sentou-se para comer”. (Lc7:37
Os fariseus faziam parte de um partido judaico que punha ênfase nos ritos e cerimoniais pretendiam possuir uma superioridade de gente comum, eram considerados os melhores.
C) UMA MULHER DE ATITUDE!
“E ficou aos pés de Jesus, por trás. Ela chorava e suas lágrimas molhavam os pés dele. Então ela enxugou com seus próprios cabelos. Ela beijava os pés de Jesus e derramou o perfume neles" (LC 7:38).
 Atitude de humilhação e submissão, foi o reconhecimento da pessoa de Jesus em sua vida, sabia que naquele momento tudo mudaria, e que passaria ver a vida de forma diferente, foi no lugar certo, encontrando a pessoa certa e tomando as atitudes certas.    
(D) Quebra-se o vaso!
“Então pegou o frasco feito de alabastro, cheio de perfume”. 
“E derramava o perfume nele” (Lc7: 37-38)


1.  -Como era o vaso de alabastro?

O alabastro é uma variedade do gesso, e era muito usado para fazer pequenos vasos. O vaso de alabastro era pequeno, com cerca de 14 cm de altura. Seu corpo era redondo, e ia afinando até o gargalo. Possuía uma pequena alça para que pudesse ser carregado preso ao cinto. Ele era selado (ou tampado) no gargalo para que o bálsamo não se perdesse e também para que o perfume fosse preservado. Desta forma, para usar o bálsamo, a pessoa tinha que quebrar o vaso. Para facilitar a quebra e para não correr o risco de quebrar demais o vaso e perder todo o bálsamo, o vaso possuía umas ranhuras em forma de espiral na altura do pescoço. Estas indicavam o local onde o vaso deveria ser quebrado e serviam também para facilitar a quebra. Como o vaso tinha que ser quebrado, não poderia utilizar apenas metade do bálsamo e guardar a outra metade. Era necessário usar todo o bálsamo de uma vez só. Por este motivo, o vaso de alabastro era pequeno, pois era a medida exata para caber uma quantidade suficiente para ser aplicada uma única vez.
Para os judeus quebrar um vaso ou uma taça ela não poderia ser reutilizada para outros propósitos.

2. -O que significava o vaso para aquela mulher? 
 Era tudo que tinha em sua vida, algo de valor, tanto emocional,como físico.Ao entrar naquela casa,  
 deixou claro que seu interior, seu coração sua alma, seus sonhos, esperanças e confiança estavam sobre os cuidado de Jesus; toda a sua vida e economia.Quero      
compartilhar o que continha dentro do vaso. Nos evangelhos de MATEUS E JOÃO fala da essência que continha dentro do vaso (o nardo.). 

Era um produto importado do Himalaia na índia, por ser importado custava muito caro.

Em cada vaso continha uma libra  que vale 326 gramas, que poderia ser vendido por 300 dénarios. Um denário era o salário de um trabalhador durante um mês.

 

3.  - Que perfume era este?

O perfume foi usado   sobre os pés  de Jesus , fazia parte de uma vida de sonhos e ideais, de economias e muito sacrifício.

Já naquele tempo era comum as jovens  começarem desde muinto cedo a pensar no dia do seu matrimoni. Para tal era a peça mais importante no seu enxoval era este ungueto caro que seria utilizado na sua noite de nupcias e outra parte depois da sua morte.

Isso nos ensina uma grande lição, ela não entencionava ser uma prostituta mas tenha sido um acidente de percurso .vemos neste perfume mais do que uma simples oferta ou homenagem ,vemos alguem intregando sua vida a Jesus.

O que há de mais importante para você?
Sua família, sua conta bancaria, sua casa, seus filhos, seu namoro, sua faculdade, seu emprego como tem sido sua escala de valores.
O que precisa ser derramado hoje (você e o vaso de alabastro que precisa ser quebrado).
O que há de mais precioso que o espirito santo,o que há mais glorioso do que sua santa presença

E) OS ACUSADORES LEVANTAM-SE.

“Se este homem fosse, de fato um profeta, saberia que esta mulher que esta tocando nele e a vida de pecado que ela leva”. (Lc 7:39).
O anfitrião Simão em contraste com aquela mulher era um religioso dava o melhor de si para viver uma vida respeitosa, não conseguindo enxergar seus próprios pecados, pois estavam encobertos até de si mesmo, seus hábitos de julgar os outros, forma uma cerca ao redor da sua visão. Questionou a integridade do filho de Deus, se colocando na posição superior a mulher e até mesmo ao próprio Jesus. Temos quer tomar cuidado com a atitude de estarmos julgando nosso próximo, talvez você neste momento esteja dizendo como pode Simão estar com Jesus do seu lado e não reconhece-lo como mestre e Senhor de sua vida. Talvez eu e você tenhamos uma bela coleção de livros e bíblias, frequentamos a igreja desde pequenos todos os domingos e nos achamos conhecedores de todos os princípios éticos, morais, que a bíblia nos ensina, nos achando os melhores ,homens e mulheres de Deus irrepreensíveis, mas isto é um grande erro, pois a palavra de Deus em um dos seus relatos nos diz: “aquele que não tem pecado atire a primeira pedra”. Portanto meus amados leitores, quem tem sido seus acusadores? Ou você tem sido um acusador?  Esta não deve ser sua posição, mas sim de perdoar e amar o seu próximo.  Você é lavado e remido pelo sangue de cristo.Pois mesmo ele sabendo que você e eu somos pecadores nos perdoou entregado seu próprio filho para morre em nosso lugar.  

F) GRANDE AMOR  A MULHER DEMOSTROU.

“E afirmo a você, então, que grande amor que ela mostrou prova que seus muitos pecados já foram perdoados. Mas onde pouco é perdoado pouco amor é mostrado”. (Lc 7:47).
Tanto Simão quanto aquela mulher tinha uma divida que não conseguia pagar. Embora o pecado de Simão for menos evidente era mais perigoso, ele era aquele homem que carregava um mapa que seguindo levara ao céu. Quantos dentro da igreja estão carregando um mapa de hipocrisia, vidas vazia achando que vai chegar ao céu. Mas quando o céu desceu e entrou na casa de Simão ele não reconheceu. Temos a presença de Deus em  toda nossa vida?
As pessoas percebem Deus se manifesta no seu viver diário?

Mas Jesus disse a mulher:
-A sua fé salvou você. Vá em paz “(Lc7: 50)
Para que a graça salvadora manifestasse na vida daquela mulher ela precisou:
1-reconheceu a necessidade da graça.
2-O arrependimento transformou sua vida.
Quando reconhecemos que Jesus entrelaçou sua preciosa vida ás nossas. Pagando um preço imensurável, nos levando a experimentar a comunhão com o Pai, somos naturalmente compelidos a nos entregar completamente, e a “quebrar” aniquilar todo é qualquer outro fim que não seja servi-lo integralmente em santidade é vida.
Hoje temos diante de nos uma escolha agir como Simão ou como a Mulher?
Devemos agir como essa mulher. Quando ela derramou o perfume foi criticada por muitos daquela reunião. Mas ela desejou ardentemente se derramar perante o Senhor Jesus, o que ele fez? Deu em troca seu amor. Seu carinho... A salvação. A partir daquele dia tenho certeza que algo mudou em seu coração havia a verdadeira felicidade que muitos tem buscado a qualquer preço.
Devemos aprender com isso todos os dias, não a nada de mais precioso do que o Espirito Santo, invadir o nosso ser, vamos dar a ele o nosso tudo, pois esta é a melhor escolha do ser humano, e assim ouvir “A TUA FÉ TE SALVOU”.
NÃO IMPORTA TEUS PECADOS, ONDE ESTAÕ TEUS ACUSADORES. QUANDO O FARIZEU PENSOU COM ELE MESMO. “SE REALMENTE FOSSE PROFETA SABERIA QUE ESSA MULHER E PECADORA...” ELE ACHOU QUE JESUS IRIA DESPREZA-LÁ POR SER PECADORA, MAS SE SURPREENDEU QUANDO VIU QUE O SENHOR PERDOOU OS PECADOS.
SE ENTREGUE, RENDA-SE COMO ESSA PECADORA, AQUELE QUE SE HUMILHA PERANTE DEUS VOLTARÁ COMO UM FILHO ACOLHIDO.  

 -O que você acha que aquela mulher procurava na casa de Simão?
- Atenção?
-Perdão?
-Uma oportunidade de expressar seu amor?
“SENHOR, QUANDO OUTROS ME REJEITARAM, TU ME ABRAÇASTE. O QUE ERA INTOCAVÉL EM MIM FOI TOCADO POR TI. FAZE DE MIM UMA PESSOA QUE MOSTRE SEMPRE AMOR, QUE NÃO TEMA CAIR A TEUS PÉS BANHANDO-OS COM LAGRIMAS”. ’      
(EXTRAIDO )



A mulher pecadora
                            sugerimos para sua meditação 
musica vaso de alabastro 
Arautos do rei 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...