sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ana mulher que enfrenta depressão

AS RAÍZES DA DEPRESSÃO NA PERSPECTIVA BÍBLICAS

TEXTO BASE (I SAMUEL 1:1-28)
INTRODUÇÃO
Talvez você pense ao ler este estudo que depressão não e coisa para crentes, que tenha Jesus no centro de sua vida, eu afirmo a você minha amada leitora que depressão e coisa de gente, pessoas que vivem nesta terra. Sujeitas as alegrias e tristezas, pessoas normais que experimenta o agir de Deus.
Hoje estudaremos um  episódio e uma situação em que a personagem  bíblica supera a tristeza , amargura a vontade de morrer , e acentuado ao um sentimento de inferioridade.

1)Muitas causas podem contribuir para que uma pessoa tenha uma depressão clínica. Em algumas pessoas um só fator parece estar envolvido. Outras ficam deprimidas sem nenhuma causa aparente. Independente da causa ou causas da depressão clínica, ela precisa ser diagnosticada e tratada.

1-Os fatores mais comumente implicados são:

. Biológicos - As pessoas com depressão clínica podem ter excesso ou falta de algumas substâncias no cérebro, os chamado’ neuro transmissores``. As mudanças nestas substâncias po03

. Cognitivas - Pessoas que tem um padrão negativo de pensamento - pessoas que são pessimistas, que se preocupam excessivamente, que tem uma auto estima baixa ou sentem que tem pouco controle sobre os acontecimentos da vida - são mais passíveis de desenvolver uma depressão.

. Fatores ligados ao sexo - as mulheres têm o dobro de possibilidade de desenvolver uma depressão que os homens. Isto pode estar ligado tanto aos fatores biológicos (hormonais) quanto aos culturais ( o papel da mulher na nossa sociedade).

. Medicamentos -

Alguns medicamentos podem causar depressão e este é um fator muito importante no nosso país onde a auto medicação é uma prática rotineira.

. Genética - Os componentes genéticos da depressão ficam visíveis em famílias onde a depressão ocorre com uma frequência elevada.

. Situacionais - Dificuldades na vida, incluindo problemas financeiros, divórcio, morte de pessoas amadas, mudanças ou qualquer perda significativa pode contribuir para a depressão.

 

Ao nosso redor Há momentos que precisamos nos voltar para Deus e buscar nele compreensão que não encontramos.

Ana – Quando a mulher enfrenta depressão
Em (I Samuel 1:1-28)
O texto bíblico apresentam expressões que confirmam essa ideia:
V.7 -  Ana chorava
V.7 – Ana não comia
V.8 – Ana tinha um coração triste
V. - 10 Ana tinha amargura de alma
V. -11 Ana estava aflita
V. – 16 Ana tinha um profundo desgosto
 2- PERGUNTA
Por que ela vivia nesta condição?
Que elementos contribuíram para que ela se sentisse pior?
II.  AS RAÍZES DA DEPRESSÃO
- O motivo básico era a falta de filhos
-  Mas havia outros  componentes que amplificavam sua amargura de alma
A) crise familiar
O texto mostra a família  de Ana não era das mais harmoniosas. Até porque famílias construídas em cima de poligamia não são ideais.
E aonde a depressão pode fincar suas raízes , nas desavenças entre pais , filhos e cônjuges etc...
B) Sentimentos de inferioridade
- As pressões sobre Ana só surtiam efeito porque de fato se sentia inferiorizada.
- o cântico de primeira Samuel 2 descreve a situação que se encontrava Ana .
FRACA/ ESTÉRIL / NO PÓ

A inferioridade e subjetiva  e irmã gemia da depressão!

c) o sentimento de incompreensão


O relato bíblico transparece a visão de uma Ana  muito solitária. Ela não era suficiente compreendida pelo seu próprio marido. Nem pelo próprio sacerdote.

 (Veja a pergunta que ela faz em I  Samuel 1:8), “Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana porque choras? Porque não comes? E porque esta de coração triste? Não te sou eu melhor dos que dez filhos.

Incompreensão das pessoas que estão a sua volta neste momento é grande. E muitas delas tecem o seguinte comentário, fulano tem tudo para ser feliz, uma casa, um marido que a ama, lindos filhos, tudo que precisa e porque vive Que sensibilidade das sensibilidades o marido de Ana, neste momento o coração da nossa irmã Ana estava, totalmente incompreendido. Há situações que você não consegue a tão depressiva e angustiada. A incompreensão gera a solidão que fomenta um estado depressivo

I Samuel 1:13 0 profeta Eli achou que Ana estava embriagada

“Porque Ana só no coração falava; seus lábios se moviam porem não se lhe ouvia voz nenhuma, por isso Eli teve a por embriagada”.

3 - vitoria sobre a depressão 

 Ana busca a Deus no momento de sua angustia .

Recorre aquele que poderia auxilia-la  em sua dificuldade, buscou a pessoa certa . Na hora certa, o Salmista declara no Salmo 139 “ Senhor tu me sondas e me conheces , sabe quando me assento e me levanto; de longe penetras meus pensamentos, esquadrinhas o meu andar e meu levantar e conheces todos meus caminhos . ainda a palavra que não chegou a boca , e tu, já conheces toda , e ele encerra o capitulo dizendo assim , vê  se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.

Nesta situação é de fundamental importância o apoio da família, dos amigos, da igreja, das pessoas que estão a sua volta. Não para acusar o dizer por que você esta assim, e a casos que será de grande ajuda um profissional na área , um  psicólogo, talvez até um psiquiatra ,de atenção a esta ideia, que sejam profissionais cristões.
Sabe qual a melhor ajuda da família e ouvir e não se cansar quando a pessoa esta disposta a falar e contar a mesma história.   

Ela viu a si mesmo como  objeto da atenção de Deus.

Em dado momento para Ana pouco importava  atenção que os demais dispensava a ela, até porque era uma atenção de criticas. Deus era seu refugio (V11)
... Se atentares para tua serva
...  Se de mim lembrares ...
... Se da tua serva não te esqueceres...

Há momentos que em que precisamos nos voltar para Deus e buscar nele a compreensão que não encontramos ao nosso redor.  


4) Ela viu a si mesma de forma positiva
e muito comum as que a pessoa deprimida sinta pena de si, tenha sentimento de auto comiseração.
Ana consegui ver a situação com outros olhos –I Samuel 1:11
Ana assumiu uma postura de renuncia saudável.
Ana conseguiu olhar a situação com  de outro prisma.
“... Se me deres... Eu darei”
Ana viu o resultado de colocar Deus no centro das multidões dos seus desgostos (ISAMUEL 1:16).
Que seu filho seria dedicado ao serviço de Deus
Conclusão
- talvez a vida de Ana seja bem diferente da sua, mas de qualquer modo os princípios bíblicos possam se aplicados na sua vida diária. Ana se sentiu revigorada muito antes de ter seu filho Samuel, isto mostra que a recuperação de sua depressão não teve nada haver, com ter ou não ter filhos, ser ou não ser estéril.
Sabe o que aconteceu antes do seu semblante deixar de ser triste foi, a oração  a entrega dos seus problemas nas mãos de Deus.(ISamuel 1:18)


Colossenses 2:6-7    Aonde você tem depositado a sua esperança?

6-Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,
7-enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.

Ana estudo em PowerPoint  

Sugerimos esta musica a baixo para sua meditação 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...